segunda-feira, 28 de março de 2011

Modelo conceitual de decisões no estágio de criação de um negócio: base para construção de um simulador para jogos de empresas

O estudo teve como objetivo desenvolver um modelo conceitual para jogo de empresas que reúne as principais decisões de um empreendedor no estágio de criação de um negócio. As decisões, identificadas na literatura de empreendedorismo que foca o processo de criação de negócios, foram modeladas pelo método do diagrama de influências e confirmadas com especialistas norte-americanos e brasileiros no tema. O modelo conceitual resultante, aqui proposto para a criação de um simulador, foi comparado a dois simuladores acadêmicos identificados na literatura. As contribuições deste estudo foram: elaborar um modelo para simulador de empreendedorismo com coerência conceitual, identificar decisões não presentes ou parcialmente presentes nos demais simuladores e contextualizá-lo ao ambiente brasileiro. O modelo proposto visa estimular a prática de decisões e de conceitos de gestão em cursos de Empreendedorismo. A pesquisa prossegue rumo à modelagem matemática com aplicações-teste


O link do artigo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

5 comentários:

  1. Ensaio de erros e acertos; Aprender na prática; Distancia entre Teorias e Práticas. São assuntos que podem custar caro demais no mundo dos negocios...
    O artigo trata justamente de conhecer e criar embasamentos para que se posso viver algo parecido ou até mesmo treinar de uma forma menos dispendiosa: com o desenvolvimento de jogos que simule tal realidade.

    Muito útil, parabens!

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  2. É interessante esse artigo pois você so aprende errando, e com ele você pode errar pois no mundo lá fora não terão chances de errar, por que o mundo é cruel e não perdoa. Por isso é bastante interessante ter esses jogos para formar não um empreendedor perfeito, mas com menos erros possiveis que ele possa cometer.

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  3. Esse artigo aborda um assunto muito bom, dentro do contexto acadêmico. Algo que me chamou atenção foi a divisão do empreendedor da oportunidade e o da necessidade. O primeiro é de fato o assunto da pesquisa, que pretende desenvolver novos e analisar os já existentes sinuladores de jogo que ajudem na aprendizagem do empreendedorismo pelos possíveis futuros empresários.

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  4. Eu acho legal essa iniciativa de tentar usar jogos para simular o empreendedorismo. Sinceramente, eu acho aula teórica muito chata, e fazer dinâmicas é essencial para fazer com que o aluno vivencie, apesar de forma superficial, uma simulação de empresa, para que este consiga ter uma base de como empreender.

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  5. É muito importante para futuros empreendedores conhecer possíveis situações que poderão ocorrer em suas empresas. Mais como possibilitar isso aos jovens empreendedores? Os simuladores são exatamente a solução para esse impasse, levando ao aluno à aprender com seus próprios erros em um mundo totalmente virtual

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